A VOCÊ LÍDER DE EXCELÊNCIA

O líder tem um papel fundamental em tempo de turbulências. Ele precisa agir como um guia para as pessoas de sua equipe, pois nessas horas elas tendem a ficar perdidas, ansiosas e com pouca capacidade de produção. Tem de saber avaliar, aconselhar, motivar, gerar comprometimento no grupo e saber encontrar forças dentro de si mesmo, pois também estará no meio do furacão. O verdadeiro líder deve ser capaz de transmitir esperança, e isso significa fazer a equipe acreditar no futuro.

PR. ALBERTO MACIEL CARNEIRO

terça-feira, 26 de outubro de 2010

domingo, 3 de outubro de 2010

Um lider com a visão de Deus do seu Interior fluirão vida

Um lider com a visão de Deus do seu Interior fluirão vida

O homem me levou de volta até a entrada do Templo. Debaixo da entrada, saía água que corria na direção do leste, pois o Templo dava frente para esse lado. A água corria por baixo do lado sul do Templo, ao sul do altar. Então o homem me fez sair da área do Templo pelo portão norte e me levou pelo lado de fora até o portão que dá para o leste. Um riacho saía do lado sul do portão. Com a sua vara de medir, o homem mediu quinhentos metros na direção da correnteza, para o leste. Ele me fez atravessar o riacho ali, e a água chegou aos meus tornozelos.Em seguida, ele mediu mais quinhentos metros, e a água subiu até os meus joelhos. Mais quinhentos metros, e a água chegou até a minha cintura.Finalmente, mediu mais quinhentos metros, e o rio era tão fundo, que eu não podia atravessar. Era fundo demais para ser atravessado, a não ser a nado.Aí ele me disse: —Homem mortal, preste muita atenção em tudo isso! Então o homem me levou de novo para a margem. Quando cheguei lá, vi que havia muitas árvores nos dois lados.Então ele me disse: —Esta água corre para o leste e desce até o rio Jordão e até o mar Morto. Quando entra neste mar, ela faz com que a água salgada do mar vire água doce.

INTRODUÇÃO

Este texto e parte de uma visão que se inicia no capitulo 40.1-4, que é revelada e compreendida pelo profeta Ezequiel narrando o seguinte: “Naquele dia, senti a presença poderosa do Senhor. Numa Visão...Vá contar tudo o que você está vendo”. Para falarmos sobre avivamento e crecimento cristão, liderança espiritual, precisamos compreender em primeiro lugar a visão de Deus para nossas vidas, que nos mostra-ra a missão nos dada pelo nosso Senhor Jesus Cristo, sendo assim caminhando nesta missão teremos uma renovação de mente que nos fará descobrir qual é a boa, agradavel e perfeita vontade de Deus em nossas vidas (Rm. 12.1-3). Para isto precisamos desvendar algumas simbologias deste texto de Ezequiel, desmitificar a visão e trazer para a praticidade da Palavra de Deus e contextualiza-la aos nossos dias atuais. Com isso precisamos descobrir o siginificado da Visão, Templo, água purificadora que flúia do templo e do altar e percorrer com Ezequiel o caminho para o Rio aos tornozelos, joelhor e cintura e efim cobrindo a cabeça do profeta o obrigando a nadar.

01. A Visão nos conduz a conquista de nossos propósitos

· A visão na otica da Palavra é não ver nada para que Deus nos faça ver tudo: “E Saulo levantou-se da terra e, abrindo os olhos, não vio a ninguém...E esteve três dias sem ver...” (Atos 9.8-9). “E logo lhe cairam dos olhos como que umas escamas, e recuperou a vista; e levantou-se, foi batizado” (Atos 9.18). Sem a visão de Deus, andamos pela visão da mediocridade, da vontade da carne e manipulados pelo sistema governado por lúcifer.

· A visão pode levar as conquistas como pode nos levar para a derrota. Abraaão foi impusionado pela visão de Deus. Disse Deus a Abraão: “Olhe bem para todos os lados, toda a terra que você esta vendo, será da tua semente e farei de ti uma grande nação” (Gn. 13.14).

· Se queremos chegar em algum lugar nesta vida devemos ter visão em CRISTO. “Olhando para Jesus, auto e consumador da fé...” (Hb. 12.2).

Os olhos são os orgãos senssoriais, os olhos capuram a luz que incide, sobre as retinas dos olhos que é uma superfície parabólica do tecido vivo formado por células fotorrecptoriais de luz que captam a luz e transformam essa energia luminosa em impusos nervosos que adentram pelo nervo optico, ou seja os olhos captam as imagens mas quem vê mesmo é o cerebro.

02. Compreendendo o templo e da água que flui do templo onde há um altar

· Temos que deixar de sermos templistas e compreendermos que nós somos o templo onde Deus habita. “Certamente vocês sabem que são o templo de Deus e que o Espírito de Deus vive em vocês” (Ico. 3.16)

· Temos que entender que essa ÁGUA é a presença de Deus (JESUS) está dentro do templo (Nós) para fluir para nosso proximo.

· O ALTAR é nosso coração, e o coração é que determina a qualidade da água boa ou suja e as motivções corretas. “Porque do Interior do homem saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, os furtos, a avareza, a soberba, todos estes males procedem de dentro e contamina o homem” (Mc. 7.20-23). Todo templo tem que ter um altar. Na Nova Aliança, o verdaeiro altar é o nosso coração.

· De qual fonte estamos bebendo água? (Mulher samaritana) João 4.1-42 “Jesus respondeu e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede, mas aquele que beber da água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna”;

· Quanto tempo estamos esperando pelos outros e pelas águas do comodismo (PARALISADO o homem no tanque de besteda); (João 5.1-14)

03. Aguás até os tornozelos

· Tornozelos simoblizam articulação. (MISSÃO RADICAL IDE)

· Direção para onde queremos chegar “Deixando as coisas que para traz ficam, prossigo para o alvo....” (Fl. 3.12-14)

· Pés podem simbolizar disposição e humildade de servir (Jesus lavou os pés dos discipulos) (João 13.9)

· Disposição de caminhar com Cristo: O DESAFIO SEGUIR A JESUS (Lucos 18.22);

· Maria ficou aos pés de Jesus e encontrou: Paz, Amor, segurança (Lc. 10);

04. Aguas até os joelhos

· Joelhos simbolizão estabilidade

· Proskineo – grego siginifica – sempre adorar – (Fl.2.10)

· De joelhos Daniel venceu a cova dos leões, a perseguição, o mundo babilônico;

· Somos grandes quando nos dobramos e buscamos nosso Deus;

05. Águas até a Cintura

· Simbolizam o equilibrio, região do corpo onde se concentra a força e equilibrio;

· Crescendo para baixo a medida que crescemos para cima;

· Aprendedo a discinir o que é natural e consequencia dos nossos erros e as situações espirituais;

06. As águas acima da cabeça

· O lider florece para levar avivamento ao seu redor (GCEM);

· Liderança com coração de servos (Comunhão com Igreja e irmãos);

· Amor pela obra de Deus e sua palavra (Intimidade e relacionamento com Deus) ;

· Casamento solidificado e a familia se torna prioridade (Livres e curados de alma);

· Profissionalmente agregador e colaborativo (prosperidade)

· Vida de adoração e Santidade (carater de Jesus)

· Ganhando vidas e cuidando muito bem delas (Missão IDE)

· Passamos a ser o canal onde o Rio passa (Interior) levando avivamento para nossa geração;

· Amor pelas almas perdidas e desejo de liderar GCEM;

CONCLUSÃO

· Você tem sido aberto para ser um templo onde flui a presença de Deus?

· Como está seu altar?

· Onde as águas do Senhor já chegaram em tua vida?

· O que jorra do seu coração? Água de leva vida ou que destroi e dissimina maldade?

· O que te impede de mergulhar? Do que você tem medo?

· O que os teus olhos estão vendo? Pela fé ou você está cego pelo mundo?

“Se crers verás a glória de Deus....

PR. ADOLFO CESAR BATISTA DA SILVA

Vivendo como a palmeira

Vivendo como a palmeira

Salmos 92.12,13

“O justo florescerá como a palmeira; crescerá como o cedro no Líbano.

Os que estão plantados na casa do Senhor florescerão nos átrios do nosso Deus”

Introdução

  • O salmista quando expressa que o justo florescerá como a palmeira, salienta um estilo espiritual de vida com Deus.
  • Ao entendermos esse tema desejaremos mais do que nunca viver nessa terra como a palmeira.

Vamos entender porque o Salmista disse:

  • Palmeira:

ž Substantivo feminino

ž Nome comum a todas as palmáceas.

  • Palmácea:

ž Espécie das palmáceas, família de árvores de tronco indiviso e liso, e grandes folhas.

ž Sabemos que a Bíblia esta cheia de linguagem figurada para que tenhamos uma melhor compreensão do plano de Deus para nossa vida.

ž O salmista declara que os filhos e filhas de Deus que andam em retidão florescerão e frutificação como a palmeira.

ž É importante entender que palmeira citada pelo salmista é a mesma Tamareira que produz tâmaras.

  • Tamareira:

ž Palmácea de grande porte, originária da Ásia e África.

ž A palmeira e a Tâmara em Israel são muitas e é a única árvore que suporta as ventanias e as tempestades.

ž O vento vem e a joga para um lado e para o outro.

ž A tamareira se enverga e balança muito seus galhos, mas não se quebra e não é arrancada, no fim de cada tempestade ela permanece firme e em pé.

ž Os cientistas de Israel queriam muito saber por que a palmeira ou a tamareira era tão resistente as tempestades e nenhum vento forte podiam arrancá-la,

ž então começaram a cavar ao seu redor e descobriram que a palmeira pode chegar 25 metros pra cima e a mesma metragem pra baixo.

ž A lição que temos no resultado dessa pesquisa, nos faz entender porque o Deus eterno deseja que sejamos justos e vivamos como uma palmeira.

ž Sabemos que enquanto estivermos nesse mundo enfrentaremos muitas tempestades o maligno continuará a sopra o vento destruidor como o fez sobre a casa do primogênito de Jó matando os seu seis irmãos e três irmãs,

LIÇÕES DA PALMEIRA PARA NOSSAS VIDAS HOJE

1. Não é arrancada com as ventanias

ž Os ventos fortes do deserto e na região do oriente médio não arrancam as tamareiras.

ž O crente como a palmeira pode ser atingido pela tempestade mas não pode ser arrancado pois está firme no Senhor.

ž Mas todo aqueles que andarem em justiça serão como a palmeira, balançarão, mas não se quebrarão, por que tem raízes profundas.

2. Da mesma altura, é sua profundidade.

ž Estamos vivendo tempos que os servos de Deus só querem viver de contemplações e não querem ter compromisso de se aprofundarem na Palavra de Deus.

ž Nós precisamos ter experiências com Deus.

ž Só poderemos suportar os vendavais da vida se vivermos com profundidade na palavra.

3. Ela cresce para baixo

ž Exemplo do bambu chinês. Seus 4 primeiros anos é de crescimento para baixo, fortalecendo suas raízes, depois com 1 anos ele cresce para cima.

ž (João 3.26,30) Os discípulos de João Batista disseram para ele que apareceu um homem muito poderoso, até mais do que ele que pregava mais, orava mais e fazia muitos sinais, a saber Jesus Cristo, então João respondeu: Importa que ele cresça e que eu diminua.

ž Crescer pra baixo

ž Tem muita gente que quer ter vitoria em tudo,

ž quer que tudo seja um sucesso na sua vida com Deus,

ž mas não quer crescer para baixo,

ž não quer começar por baixo,

ž não quer se encurvar, se humilhar, se render,

ž com isso até constroem algumas coisas, mas sem profundidade na raiz, ai vem o vento da vida e do maligno e arranca os seus sonhos e conquistas.

ž Jesus disse a Zaquel: “desse”

ž A expressão de João Batista é honrada pelo próprio Jesus quando disse:

ž “Eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João Batista; mas o menor no reino de Deus é maior do que ele.” (Lucas 7.28)

ž João foi o maior profeta na terra disse Jesus, mas esse maior tinha raízes para baixo de humildade e submissão entendendo que a cada dia ele diminuía mais diante de Jesus.

ž O tamanho de suas conquistas deve ser do tamanho das suas raízes com Deus.

ž Crente sem raiz será derrubado em algum vendaval, é necessário que se cresça na profissão, no amor, na sociedade, no ministério, em fim na vida, mas que na mesma proporção se aprofunde em humildade, santidade, obediência e fidelidade a Deus.

4. Florescerá como a palmeira

ž João 15.16 - ...designei pra que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça.

ž Quais a flores que você tem dado no jardim do reino de Deus?

ž Pessoas que tem evangelizado, seus Discípulos, lideres que tem formado.

ž Como seus discípulos tem suportado os vendavais da vida?

ž Estão permanecendo plantados na igreja?

ž Você tem cultivado e cuidado de seus discípulos?

ž “Os que estão plantados na casa do Senhor florescerão nos átrios do nosso Deus”

ž O crescimento firme como a palmeira, que pode suportar as tempestades e as lutas da vida.

ž Aquele que tem raízes na casa do Senhor, com vida no altar, dízimos e ofertas no altar, adoração no altar, testemunho no altar e oração no altar da casa do Senhor...

ž ...Florescerá como a palmeira.

Quanto vale uma vida pra você?

ž O justo florescerá!

ž Florescerá nos átrios do Senhor.

ž Florescerá na sua vida profissional;

ž Florescerá na vida familiar;

ž Florescerá na vida conjugal;

ž Florescerá na vida ministerial.

ž Deus tem um ministério na sua vida.

ž florescerá ganhando vidas para o reino de Deus.