Um lider com a visão de Deus do seu Interior fluirão vida
O homem me levou de volta até a entrada do Templo. Debaixo da entrada, saía água que corria na direção do leste, pois o Templo dava frente para esse lado. A água corria por baixo do lado sul do Templo, ao sul do altar. Então o homem me fez sair da área do Templo pelo portão norte e me levou pelo lado de fora até o portão que dá para o leste. Um riacho saía do lado sul do portão. Com a sua vara de medir, o homem mediu quinhentos metros na direção da correnteza, para o leste. Ele me fez atravessar o riacho ali, e a água chegou aos meus tornozelos.Em seguida, ele mediu mais quinhentos metros, e a água subiu até os meus joelhos. Mais quinhentos metros, e a água chegou até a minha cintura.Finalmente, mediu mais quinhentos metros, e o rio era tão fundo, que eu não podia atravessar. Era fundo demais para ser atravessado, a não ser a nado.Aí ele me disse: —Homem mortal, preste muita atenção em tudo isso! Então o homem me levou de novo para a margem. Quando cheguei lá, vi que havia muitas árvores nos dois lados.Então ele me disse: —Esta água corre para o leste e desce até o rio Jordão e até o mar Morto. Quando entra neste mar, ela faz com que a água salgada do mar vire água doce.
INTRODUÇÃO
Este texto e parte de uma visão que se inicia no capitulo 40.1-4, que é revelada e compreendida pelo profeta Ezequiel narrando o seguinte: “Naquele dia, senti a presença poderosa do Senhor. Numa Visão...Vá contar tudo o que você está vendo”. Para falarmos sobre avivamento e crecimento cristão, liderança espiritual, precisamos compreender em primeiro lugar a visão de Deus para nossas vidas, que nos mostra-ra a missão nos dada pelo nosso Senhor Jesus Cristo, sendo assim caminhando nesta missão teremos uma renovação de mente que nos fará descobrir qual é a boa, agradavel e perfeita vontade de Deus em nossas vidas (Rm. 12.1-3). Para isto precisamos desvendar algumas simbologias deste texto de Ezequiel, desmitificar a visão e trazer para a praticidade da Palavra de Deus e contextualiza-la aos nossos dias atuais. Com isso precisamos descobrir o siginificado da Visão, Templo, água purificadora que flúia do templo e do altar e percorrer com Ezequiel o caminho para o Rio aos tornozelos, joelhor e cintura e efim cobrindo a cabeça do profeta o obrigando a nadar.
01. A Visão nos conduz a conquista de nossos propósitos
· A visão na otica da Palavra é não ver nada para que Deus nos faça ver tudo: “E Saulo levantou-se da terra e, abrindo os olhos, não vio a ninguém...E esteve três dias sem ver...” (Atos 9.8-9). “E logo lhe cairam dos olhos como que umas escamas, e recuperou a vista; e levantou-se, foi batizado” (Atos 9.18). Sem a visão de Deus, andamos pela visão da mediocridade, da vontade da carne e manipulados pelo sistema governado por lúcifer.
· A visão pode levar as conquistas como pode nos levar para a derrota. Abraaão foi impusionado pela visão de Deus. Disse Deus a Abraão: “Olhe bem para todos os lados, toda a terra que você esta vendo, será da tua semente e farei de ti uma grande nação” (Gn. 13.14).
· Se queremos chegar em algum lugar nesta vida devemos ter visão em CRISTO. “Olhando para Jesus, auto e consumador da fé...” (Hb. 12.2).
Os olhos são os orgãos senssoriais, os olhos capuram a luz que incide, sobre as retinas dos olhos que é uma superfície parabólica do tecido vivo formado por células fotorrecptoriais de luz que captam a luz e transformam essa energia luminosa em impusos nervosos que adentram pelo nervo optico, ou seja os olhos captam as imagens mas quem vê mesmo é o cerebro.
02. Compreendendo o templo e da água que flui do templo onde há um altar
· Temos que deixar de sermos templistas e compreendermos que nós somos o templo onde Deus habita. “Certamente vocês sabem que são o templo de Deus e que o Espírito de Deus vive em vocês” (Ico. 3.16)
· Temos que entender que essa ÁGUA é a presença de Deus (JESUS) está dentro do templo (Nós) para fluir para nosso proximo.
· O ALTAR é nosso coração, e o coração é que determina a qualidade da água boa ou suja e as motivções corretas. “Porque do Interior do homem saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, os furtos, a avareza, a soberba, todos estes males procedem de dentro e contamina o homem” (Mc. 7.20-23). Todo templo tem que ter um altar. Na Nova Aliança, o verdaeiro altar é o nosso coração.
· De qual fonte estamos bebendo água? (Mulher samaritana) João 4.1-42 “Jesus respondeu e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede, mas aquele que beber da água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna”;
· Quanto tempo estamos esperando pelos outros e pelas águas do comodismo (PARALISADO o homem no tanque de besteda); (João 5.1-14)
03. Aguás até os tornozelos
· Tornozelos simoblizam articulação. (MISSÃO RADICAL IDE)
· Direção para onde queremos chegar “Deixando as coisas que para traz ficam, prossigo para o alvo....” (Fl. 3.12-14)
· Pés podem simbolizar disposição e humildade de servir (Jesus lavou os pés dos discipulos) (João 13.9)
· Disposição de caminhar com Cristo: O DESAFIO SEGUIR A JESUS (Lucos 18.22);
· Maria ficou aos pés de Jesus e encontrou: Paz, Amor, segurança (Lc. 10);
04. Aguas até os joelhos
· Joelhos simbolizão estabilidade
· Proskineo – grego siginifica – sempre adorar – (Fl.2.10)
· De joelhos Daniel venceu a cova dos leões, a perseguição, o mundo babilônico;
· Somos grandes quando nos dobramos e buscamos nosso Deus;
05. Águas até a Cintura
· Simbolizam o equilibrio, região do corpo onde se concentra a força e equilibrio;
· Crescendo para baixo a medida que crescemos para cima;
· Aprendedo a discinir o que é natural e consequencia dos nossos erros e as situações espirituais;
06. As águas acima da cabeça
· O lider florece para levar avivamento ao seu redor (GCEM);
· Liderança com coração de servos (Comunhão com Igreja e irmãos);
· Amor pela obra de Deus e sua palavra (Intimidade e relacionamento com Deus) ;
· Casamento solidificado e a familia se torna prioridade (Livres e curados de alma);
· Profissionalmente agregador e colaborativo (prosperidade)
· Vida de adoração e Santidade (carater de Jesus)
· Ganhando vidas e cuidando muito bem delas (Missão IDE)
· Passamos a ser o canal onde o Rio passa (Interior) levando avivamento para nossa geração;
· Amor pelas almas perdidas e desejo de liderar GCEM;
CONCLUSÃO
· Você tem sido aberto para ser um templo onde flui a presença de Deus?
· Como está seu altar?
· Onde as águas do Senhor já chegaram em tua vida?
· O que jorra do seu coração? Água de leva vida ou que destroi e dissimina maldade?
· O que te impede de mergulhar? Do que você tem medo?
· O que os teus olhos estão vendo? Pela fé ou você está cego pelo mundo?
“Se crers verás a glória de Deus....
PR. ADOLFO CESAR BATISTA DA SILVA
Nenhum comentário:
Postar um comentário