A VOCÊ LÍDER DE EXCELÊNCIA

O líder tem um papel fundamental em tempo de turbulências. Ele precisa agir como um guia para as pessoas de sua equipe, pois nessas horas elas tendem a ficar perdidas, ansiosas e com pouca capacidade de produção. Tem de saber avaliar, aconselhar, motivar, gerar comprometimento no grupo e saber encontrar forças dentro de si mesmo, pois também estará no meio do furacão. O verdadeiro líder deve ser capaz de transmitir esperança, e isso significa fazer a equipe acreditar no futuro.

PR. ALBERTO MACIEL CARNEIRO

sábado, 22 de maio de 2010

ESTÁGIO NO CENTRO TREINAMENTO EM SAREPTA


PARTE 3 – SEGUNDO ESTÁGIO DO CENTRO TREINAMENTO EM SAREPTA – ARRESSUREIÇÃO DO FILHO DA VIÚVA (1 Reis 17.17-24)


Introdução

Este é o primeiro caso de ressurreição registrado nas Escrituras. As evidências parecem apenas desmaio ou entrou em transe temporário. A criança parou de respirar. E seu espírito deixou o corpo.

De acordo com Tiago 2.26, quando o espírito deixa o corpo, a pessoa está morta. A grande aflição tanto da mãe quanto do profeta dá a entender que o menino morreu referindo-se ao ocorrido.

A Bíblia não relata que tipo de doença levou o filho da viúva a óbito. Quando isso aconteceu sua mãe olhou em volta para encontrar alguém em quem colocar a culpa. Uma reação natural. É da natureza humana querer culpar alguém pelas coisas ruins que acontecem na vida. Isso é muito freqüente quando uma morte repentina leva de nós um ente querido. Às vezes chegamos a culpar aquele que fez o máximo para ajudar.

Diante desse episódio vamos observar as atitudes, tanto da viúva como do profeta para podermos extrair ensinamentos importantes pra nossas vidas.

1. Atitudes da Viúva na morte do filho

A mulher culpa Elias pela pior coisa que poderia ter acontecido em sua vida: a morte de seu filho querido.

A reação da mãe foi sentir-se culpada por causa de seus pecados no passado.

Ela acreditava que a morte do filho era a maneira de Deus castigá-la por suas transgressões.

Ela entrou em desespero. Em meio ao desespero não conseguimos enxergar todos feitos do Senhor, dispensado a nós, e muito menos acreditar em um milagre de Deus.

2. Atitudes do Profeta

Primeira atitude do profeta em meio a situação é o silêncio. De algum modo ele sabe que nada do que dissesse naquele momento satisfaria aquela mãe enlutada. Ele não discute com ela. Não a repreende. Ele não tenta argumentar com ela. Não faz que ela pense em tudo o que deve a ele. Ele simplesmente diz: “dê-me o menino”.

Ele simplesmente pede que ela coloque seu fardo nos braços dele. Elias não questiona Deus. Ele não cai no buraco. Não perde o controle. Não argumenta com a mulher. Simplesmente diz, com calma: “dê-me o menino”. Chamou a responsabilidade para si.

A resposta de Elias a viúva foi levar o menino para seu quarto no andar de cima da casa, talvez no terraço, e clamar ao Senhor pela vida da criança.

O resultado desse milagre foi à confissão pública da mulher de sua fé no Deus de Israel.

3. Primeira atitude do Profeta sem Deus mandar

Até aqui Deus sempre mandou Elias fazer a seu mando.

· Deus chamou Elias para obra;

· Deus mandou Elias ir até o Rei Acabe profetizar;

· Deus mandou Elias ir para Querite;

· Deus mandou Elias ir para Sarepta;

Agora, Elias com confiança no Senhor apenas chama a responsabilidade pra cima de si. Ele sabia no Deus que cria. Está indo bem no Centro de treinamento. Lá no monte Carmelo Elias também chama para si a responsabilidade chamando o povo para chegar perto dele para restaurar o altar que estava em ruínas.

Meu amado se Deus é contigo e em meio a uma circunstância a ação é sua. Faça! E o Senhor vai cooperar com a palavra profética que sair de sua boca (Mc 16.20).

4. Ressuscitando Sonhos

Até a época de Elias não existia caso de ressurreição! Elias não poderia voltar as páginas como se fosse um advogado procurando por uma jurisprudência para dizer: “Existe um precedente nas Escrituras! Houve um caso igual ao meu. Deus fez isso naquela ocasião. Ele ainda pode fazer o mesmo”.

Elias não tinha uma instrução de como fazer ou como orar para ressurreição do menino.

Depois de Elias ter se estendido sobre a criança pela terceira vez que o Senhor a ressuscitou, uma lembrança de que nosso Salvador ressuscitou no terceiro dia.

O profeta simplesmente desceu as escadas com o garoto a seu lado e disse: “Vê, teu filho vive!”. Quando a mulher viu que seu filho estava vivo, ela não viu Elias, mas o SENHOR.

Elias queria que a mulher visse que Deus ressuscitou os Sonhos:

· De Elias como profeta de que Deus é como ele para fazer muito mais;

· Da viúva para com seu filho. Já havia perdido o marido e agora perder o filho.

· De seu filho que pode reconstruir toda uma história de vida.

Ressuscite seus Sonhos!

Declara a Escritura que o espírito da criança retornou, porque o Senhor ouviu a voz do profeta. A aflição da viúva foi transformada em alegria por causa das palavras de Elias, “Vês aí, teu filho vive” (v. 23).

Concluímos

Elias não ficou no ministério público um longo tempo. Mas o tempo que ficou provou o poder de Deus no próprio território de Baal, de modo que estava pronto a desafiar Baal no reino de Israel.

Durante esses três anos em que viveu como um homem perseguido e exilado, Elias havia aprendido muito sobre o Senhor, sobre si mesmo e sobre as necessidades das pessoas.

· Sobre Deus: Elias teve intimidade, viu a provisão e teve confiança em seu poder;

· Sobre si mesmo: acreditou em seu chamado;

· Sobre as necessidades das pessoas: somente entendendo a necessidade dos outros entendemos o reino de Deus.

O profeta Isaias teve uma experiência semelhante: viu Deus, viu seu interior e viu o pecado do povo (Is 6.1-13).

Elias no tempo de “seus treinamentos” havia aprendido a viver um dia de cada vez, confiando que Deus lhe daria o pão de cada dia.

O povo passou três anos perguntando: “Onde está o profeta Elias? Será que ele é capaz de fazer alguma coisa para aliviar os fardos que estamos carregando por causa da seca?”

O Senhor, porém, se preocupa mais como o obreiro do que com a obra e estava preparando Elias para o maior desafio de fé em todo seu ministério.

Pr. Alberto Maciel Carneiro

IBN - Semear

Nenhum comentário:

Postar um comentário